Geração de Energia através do Biogás
Solução e rentabilidade
Através de uma planta biodigestora os compostos orgânicos tem seu processo de decomposição acelerado. O gás proveniente é captado para servir de combustível. Além de reduzir a emissão de metano na atmosfera, a queima desse gás que seria perdido tende a ser mais uma fonte de renda.
Bioeletricidade
A geração da bioeletricidade utiliza como combustível o biogás proveniente da decomposição biológica de resíduos orgânicos, que é devidamente tratado e filtrado para garantir gás metano (CH4) de qualidade com alto poder energético.
Como acontece o processo
Após a coleta, os resíduos orgânicos são encaminhados aos biodigestores e, através do sistema de filtragem e monitoramento, obtém-se o biogás.
Uma das finalidades é garantir o funcionamento dos Grupos Geradores desenvolvidos exclusivamente para o projeto de energia elétrica limpa e sustentável.
Além disso, o processo possui como subproduto o biofertilizante líquido e o adubo, podendo ser retornado à plantação, reduzindo a necessidade do uso de fertilizantes e concluindo o ciclo. Com isso, através da fertirrigação a cultura tende a ser mais produtiva.
O processo além de contribuir com o meio ambiente é mais uma forma de renda ao produtor.